Karl Marx e a Luta de Classes(1º Ano de Sociologia)
A Luta de Classes é um conceito marxista vinculado com a economia política socialista, o qual foi desenvolvido pelos sociólogos e filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels.
A luta de classes, que existe desde a Idade Média, envolve questões entre a classe dos proletários e a burguesia dentro da sociedade capitalista.
Segundo Karl Marx, a luta de classes só acabará quando o sistema capitalista for banido e desaparecerem as classes sociais.
Ditadura do Proletariado
A ditadura do proletariado está intimamente relacionada com o conceito de luta de classes, posto que a burguesia corresponde a classe opressora e detentora de bens, enquanto os proletariados, a classe trabalhadora dos oprimidos. Assim, o proletariado vende sua força de trabalho para a classe dominante, a burguesia.
A Mais Valia de Karl Marx
Outro conceito muito importante e que complementa o de luta de classes é a “mais valia”, desenvolvida também por Marx. Assim, a mais valia é da base de exploração do sistema capitalista em que relaciona a força de trabalho, o tempo de realização e o lucro obtido.
Nesse caso, e dentro do contexto capitalista, a classe proletária e trabalhadora é explorada pela classe detentora dos bens de produção, ou seja, a burguesia.
No entanto, o esforço cedido pelo operário não é revertido em valores monetários reais. Esse processo, segundo Marx, leva a alienação e desvalorização dos trabalhadores.
Capitalismo e Socialismo
O capitalismo e socialismo são dois sistemas políticos e econômicos. Enquanto o capitalismo, baseado no acúmulo de capital e no conceito de propriedade privada, o socialismo, por sua vez, busca a igualdade social por meio da socialização dos meios de produção e da extinção da propriedade privada.