Filosofia e a Cultura Medieval e Renascentista. (2º Ano Filosofia)
A Filosofia e a Cultura Medieval
No periodo medieval, a Igreja Católica dominava quase que Todo conhecimento existente. Parte desse periodo (o medieval) foi conhecido como idade das trevas, porem, no Sec. VIII, com as iniciativas de Carlos Magno, o conhecimento, antes retido em conventos, igrajas e mosteiros, e, no sec. XI, sob o patrocinio da Igreja, foram surgindo as primeiras universidades. Algumas famosas Universidades atuais nasceram nesse periodo, tais quais a Universidade de Bolonha em 1088, a de Nápoles em 1224 e a de Viena, em 1365.
As discussões filosóficas nesse Periodo problematizavam o Valor do conhecimento humano
A FILOSOFIA E A CULTURA RENASCENTISTA
Inicia-se o periodo iluminista, que foi nessa época uma ''escola filosofica'', e o homem é colocado no centro do universo. O padrão de beleza grego das artes volta à tona, e traz consigo o estudo do desenho geométrico e da anatomia, estimulando até mesmo as artes Literárias.
Algumas pessoas, que tiveram grande importancia na formação da sociedade como Gutemberg, Leonardo da Vinci, Maquiavel, Thomas Morus, Campanella, entre outros se importavam e exaltavam os feitos historicos, a vontade e a capacidade humana, a liberdade e a participação da vida na Cidade. O periodo renascentista tambem pode ser definido como uma volta ao periodo Grego