Tipos de Cultura ( 2º Ano Sociologia)
Cultura de Massa
A cultura de massa
é o conjunto de ideias e de valores que se desenvolve tendo como ponto de
partida a mesma mídia, notícia, música ou arte. Ela é transmitida sem
considerar as especificidades locais ou regionais.
A cultura de massa
é usada para promover o consumismo entre os indivíduos, sendo um comportamento
típico do capitalismo, que foi expandido de maneira drástica a partir dos
séculos XIX e XX.
Cultura Erudita
Diferente da
cultura de massa, a cultura erudita é resultado do conhecimento adquirido por
meio da pesquisa e do estudo nos mais diferentes campos.
Não é ofertado
massivamente, está disponível a poucos e representa uma forma de diferenciação
social permitida pelo acesso ao conhecimento. Como exemplos, temos: exposições
artísticas, apresentações teatrais e concertos.
Cultura Popular
A cultura popular
está intimamente relacionada com as tradições e os saberes, os quais são
determinados pelo povo, por exemplo: as festas, o folclore, o artesanato, as
músicas e a dança.
Em oposição à
cultura erudita, ela ocorre de forma espontânea e orgânica. Portanto, não está
associada aos equipamentos culturais, como os museus, cinemas, bibliotecas,
etc.
Cultura Material
A cultura material
representa o conjunto de patrimônio cultural e histórico formado por elementos
concretos que ao longo de tempo foram construídos pelo ser- humano.
Como exemplos de
cultura material temos os elementos arquitetônicos (igrejas, museus,
bibliotecas) e os objetos de uso pessoal e coletivo (obras de arte, utensílios,
vestimenta).
Cultura Imaterial
Diferente da
cultura material, a cultura imaterial é formada pelos elementos intangíveis.
Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos,
comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo.
Considerada um
patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas
folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.
Cultura Organizacional
A cultura
organizacional, também chamada de "cultura corporativa", reúne um
conjunto de elementos associados aos valores, missões e comportamentos de
determinada organização.
Dentro do contexto
da globalização e dos estudos mercadológicos, esse tipo de cultura foi criando
padrões de funcionamento e operações, por exemplo, dentro de uma empresa.
Cultura Corporal
A cultura corporal
analisa o comportamento dos seres humanos em seus mais diferentes grupos. Ela
reúne as práticas relacionadas ao movimento, como danças, jogos, atividades,
comportamento sexual e festividades.