Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2020

Exercício sobre Tipos de Cultura.

 01. O que é cultura de massa? 02. O que é cultura Erudita? 03. O que é cultura popular? 04. O que é cultura material? 05. O que é cultura imaterial? 06. O que é cultura organizacional? 07. O que é cultura corporal?

Exercício sobre Comunidade e Sociedade. ( 1º Ano de Sociologia)

 01.Como a sociedade é formada? 02. Cite as principais características da sociedade. 03. Cite as principais características da comunidade. 

Morte e Religião ( 9 º Ano Ensino Religioso)

Imagem
 

Charge Sobre Estratificação Social. (3º Ano de Sociologia)

Imagem
 

Filósofo Norberto Bobbio e o Pluralismo ( 3 Ano de Filosofia)

Imagem
 

Estrutura da Linguagem e Filosofia da Linguagem ( 2º Ano Filosofia)

  Toda a linguagem é um sistema de signos. O signo segundo definição do filósofo Chartes Sander    Peirce:  é uma coisa que está no lugar de outra sob algum aspecto. Por exemplo, o choro de um; criança pode estar no lugar do aviso de desconforto de fome, de frio ou de dor; ou pode estar no lugar do aviso de desconforto, de fome, de frio ou de dor; ou pode estar no lugar   simplesmente da frustração por não ter conseguido o que queria. O choro pode ser signo de todas essas   coisas e, para decifrá-lo adequadamente, precisamos saber o contexto em que ele ocorre e ter familiaridade com a criança que assim se expressa. Os números e as palavras também são signos, isto é,   estão no lugar das quantidades reais de objetos ou do próprio objeto. Ainda para Peirce, o homem só pensa por signos e por outros símbolos exteriores. Quando digo "Há quatro assaltantes lá fora", estou me referindo à quantidade e à existência real de quatro pessoas, armadas ou não, que conduzem   (ou estão pre

Exercício do Texto: A interpretação do Mito Da Caverna.

 01. O que Platão revela no Mito da Canerna?  02. Como o Senso Comum é apresentado no mito da Caverna?

Características da Sociedade e Comunidade. ( 1º Ano Sociologia)

Imagem
  Características da Sociedade ·          A sociedade é formada por uma teia de  relações sociais ; ·          Inclui as relações estabelecidas entre as pessoas; ·          O relacionamento social pode ser direto, indireto, organizado, desorganizado, consciente ou inconsciente; ·          Não é necessária uma área geográfica para estabelecer uma sociedade; ·          A sociedade é universal e generalizada; ·          A sociedade é ampla e abstrata; ·          É uma rede de relações sociais que não pode ser tocada; ·          Interesses comuns de várias comunidades estão presentes na sociedade Características da Comunidade ·          A comunidade consiste em um grupo de indivíduos; ·          É preciso uma área geográfica definida para definir uma comunidade; ·          A comunidade é menor que a sociedade; ·          Não há mais de uma sociedade em uma comunidade; ·          Ela é concreta; ·          É um grupo que vive em uma área particular; ·        

Tipos de Cultura ( 2º Ano Sociologia)

  Cultura de Massa   A cultura de massa é o conjunto de ideias e de valores que se desenvolve tendo como ponto de partida a mesma mídia, notícia, música ou arte. Ela é transmitida sem considerar as especificidades locais ou regionais. A cultura de massa é usada para promover o consumismo entre os indivíduos, sendo um comportamento típico do capitalismo, que foi expandido de maneira drástica a partir dos séculos XIX e XX.     Cultura Erudita   Diferente da cultura de massa, a cultura erudita é resultado do conhecimento adquirido por meio da pesquisa e do estudo nos mais diferentes campos. Não é ofertado massivamente, está disponível a poucos e representa uma forma de diferenciação social permitida pelo acesso ao conhecimento. Como exemplos, temos: exposições artísticas, apresentações teatrais e concertos. Cultura Popular   A cultura popular está intimamente relacionada com as tradições e os saberes, os quais são determinados pelo povo, por exemplo: as festas, o fol

Exercício sobre Doutrina e Religião

 1. O que é Doutrina Religiosa? 2. O que é Religião?

Vídeo: Explicando a Estratificação Social. ( 3 º Ano de Sociologia)

Imagem
 

Exercício sobre a Filosofia da Linguagem ( 2º Ano Filosofia)

Imagem
    1. o que é a linguagem e qual a forma mais adequada de comunicar nossas percepções filosóficas? 2. Explicar o que é a Filosofia da Linguagem. 

Interpretação do Mito da Caverna e o Senso Comum e Crítico( 1º Ano Filosofia)

Imagem
  Com o Mito da Caverna, Platão revela a importância da educação e da aquisição do conhecimento, sendo esse o instrumento que permite aos homens estar a par da verdade e estabelecer o pensamento crítico. O  senso comum , que dispensa estudo e investigação, é representado pelas impressões aparentes vistas pelos homens através das sombras. O conhecimento científico, por sua vez, baseado em comprovações, é representado pela luz. Assim, tal como o prisioneiro liberto, as pessoas também podem ser confrontadas com novas experiências que ofereçam mais discernimento. O fato de passar a entender coisas pode, no entanto, ser chocante e esse fato inibidor para que continuem a buscar conhecimento. Isso porque a sociedade tem a tendência de nos moldar para aquilo que ela quer de nós, que é aceitar somente o que nos oferece através da informação transmitida em meios de comunicação e não só. Desde a Antiguidade, Platão quer mostrar a importância da investigação para que sejam encontrados meios de co

Cultura ( 2º Ano de Sociologia)

Imagem
    No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”. Aos olhos da Sociologia,  cultura  é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social. Só o homem possui cultura. Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes. Características da Cultura Determinada pelo conjunto de saberes, comportamentos e modos de fazer; possui um caráter simbólico; é adquirida por meio das relações sociais de um grupo; é transmitida para gerações posteriores; não é estática, sendo influenciada por novos hábitos. Cultura na Sociologia A cultura na sociologia representa o conjunto de saberes e tradições de um povo.

Comunidade e Sociedade ( 1 ano de Sociologia)

Imagem
  Comunidade e sociedade são termos aplicado para designar organizações de  dimensões diferentes . Sociedade é o termo utilizado para traduzir um grupo de pessoas que compartilham uma cultura e um território definido. A comunidade, contudo, é um grupo limitado de pessoas que coexistem, se relacionam e apresentam semelhanças.  

A ideia de Transcendente no Cristianismo ( 9 º Ano Ens. Religioso)

Imagem
 

Doutrina e Religião

Imagem
  Doutrina:  está relacionada a um conjunto de princípios de ou dogmas de uma religião. Religião:  se define como conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade e da relação do homem com essa divindade em sentimento de veneração e obediência perante Ela. Abrange também normas morais para o comportamento do sujeito de forma individual e social. Como a doutrina está relacionada a um conjunto de princípios ou dogmas de uma religião e a religião diz respeito a um conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade e da relação do homem com essa divindade e abrange também normas morais para o comportamento do sujeito de forma individual e social, logo ambas estão inter-relacionadas. Vale lembrar que o fenômeno religioso está presente em todos os povos, culturas e civilizações. No entanto as concepções religiosas variam como cada indivíduo ou coletividade idealiza o mundo superior.

Exercício sobre Estratificação Social.( 3º Ano de Sociologia)

  01.    O que é estratificação social? 02.    Quais sociólogos são marcos referencias do estudo sobre estratificação social?

Pluralismo, Democracia e Filosofia ( 3º Ano Filosofia)

Imagem
  Pluralismo, Democracia e Filosofia O pluralismo é um conceito que tem aplicações em diversos âmbitos e que está associado à pluralidade e à convivência de coisas bastante diferentes umas das outras. Um sistema plural é aquele que aceita, reconhece e tolera a existência de diferentes posições, opiniões ou pensamentos. Em outras palavras, o pluralismo é o reconhecer e a aceitação da existência da diversidade. Trazendo um exemplo quanto a definição desse termo, podemos citar o fato da Ucrânia  ser  um país pluralista por conta da diversidade política e regional ali presente. Na esfera da política, o pluralismo implica a participação de vários grupos sociais na vida democrática. Isto quer dizer que o pluralismo valoriza e, inclusive, promove que os setores com diferentes ideologias façam parte dos processos eleitorais ou da tomada de decisões de um governo, por exemplo. Logo, por meio da ideia de pluralismo político consegue-se que haja liberdade de expressão e, assim, haja a pa

Exercício sobre O Mito da Caverna de Platão. ( 1 º Ano de Filosofia)

  O que é  caverna  ? Que são as sombras das estatuetas ? Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da  caverna  ? O que é a luz exterior do sol ? O que é o mundo exterior ? Qual o instrumento que liberta o filósofo e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros ?

Mito da Caverna de Platão. (1º ano de Filosofia)

Imagem
 

Explicando Imanência e Transcendência ( 9 ano Ensino Religioso)

Imagem