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Filosofia e Mito

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Mito , do grego  mýthos , é uma narrativa tradicional cujo objetivo é  explicar a origem e existência das coisas . Esse foi o recurso utilizado durante anos para explicar tudo o que existe no Universo. Desta forma, foram criados mitos para explicar a origem dos homens, dos sentimentos, dos fenômenos naturais, entre outros. O mito era considerado uma história sagrada, narrada pelo  rapsodo  - que supostamente era a pessoa escolhida pelos deuses para transmitir oralmente as narrativas. O fato de o narrador advir de uma escolha divina, atribuía ao mito o caráter de incontestabilidade, pois os deuses eram inquestionáveis. Importa referir que, além de explicar as origens, a mitologia - o conjunto dessas histórias fantásticas - desempenhavam um papel moral. Esse tipo de narrativa era pertinente para responder aos questionamentos até que, a partir do século VII a.C. as explicações oriundas dessas histórias iam deixando de satisfazer os primeiros filósofos gregos - os  pré-socráticos .

Liberdade Religiosa

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  LIBERDADE RELIGIOSA   Uma pesquisa feita pelo Datafolha em 2020 apontou que 50% da população brasileira são católicos, 31% são evangélicos, 9% possuem outro tipo de religião e apenas 10% não seguem religião alguma. A pesquisa só revelou quanto o Brasil é um país religioso.  O livre-arbítrio de crença se relaciona com a liberdade de escolher uma religião, em aderir a qualquer seita, ou de mudar de religião a qualquer momento, como também, compreende a liberdade de não aderir a fé alguma, pois existe a descrença, que é a liberdade de ser ateu. Entretanto, esses direitos previstos em lei não determinam a liberdade em prejudicar o livre exercício das pessoas em seguir diferentes princípios religiosos. GARANTIA EM LEI O direito de pertencer a qualquer crença no Brasil é assegurado pela nossa constituição. A preservação da liberdade religiosa é algo fundamental, não somente para garantia de um direito humano básico, como também, por ser uma necessidade para a construção de um ambiente pací

Artes

     Arte é uma palavra que se origina do vocábulo latino  ars  e significa técnica ou habilidade. Podemos dizer que é uma manifestação humana comunicativa muito antiga.   "A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.      Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade."

Ensino Religioso

  O ensino religioso consiste em uma disciplina da educação básica brasileira, onde seu objetivo principal é propor reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade. Ela é uma disciplina que se caracteriza pela busca da compreensão das diferentes formas de religião, explorando temas de seu interesse de maneira interdisciplinar, através de atividades que estimulem, sobretudo, o diálogo e o respeito entre religiões. Ensino religioso no Brasil A Constituição Federal de 1988 afirma que o Brasil é um estado laico e que, portanto, não pode promover ou defender doutrinas de qualquer religião. 

Mercantilismo

  O  Mercantilismo   foi o conjunto de ideias e práticas econômicas, desenvolvidas na Europa no séc. XV, durante a Idade Moderna. Segundo o mercantilismo, a fonte de riqueza de uma nação se baseava no comércio com o mercado exterior e no acúmulo de metais preciosos. Principais características do Mercantilismo O mercantilismo apresentou alguns elementos comuns nos diferentes países em que foi aplicado. Vejamos: Controle estatal da economia Os reis, com o apoio da burguesia mercantil, foram assumindo o controle da economia nacional, visando fortalecer ainda mais o poder central e obter os recursos necessários para expandir o comércio. Dessa forma, o controle estatal da economia tornou-se a base do mercantilismo. Balança comercial favorável Consistia na ideia de que a riqueza de uma nação estava associada a sua capacidade de exportar mais do que importar. Para que as exportações superassem sempre as importações (superávit), era necessário que o Estado se ocupasse com o aumento da produção

Roma Antiga

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  A fundação de Roma está envolta em lendas. Segundo a narrativa do poeta Virgílio, em sua obra Eneida, os romanos descendem de Enéias, herói troiano, que fugiu para a Itália após a destruição de Troia pelos gregos, por volta de 1400 a.C. Segundo a lenda, os gêmeos Rômulo e Remo, descendentes de Enéias, foram jogados no rio Tibre, por ordem de Amúlio, usurpador do trono. Detalhe da pintura de Rubens que retrata Rômulo e Remo amamentados por uma loba Amamentados por uma loba e depois criados por um camponês, os irmãos voltam para destronar Amúlio. Os irmãos receberam a missão de fundar Roma, em 753 a.C. Rômulo, após desentendimentos, assassinou Remo e se transformou no primeiro rei de Roma. Na realidade, Roma formou-se da fusão de sete pequenas aldeias de pastores latinos e sabinos situadas às margens do rio Tibre. Depois de conquistada pelos etruscos chegou a ser uma verdadeira cidade-Estado. Monarquia Romana (753 a.C. a 509 a.C.) Na Roma monárquica, a sociedade era formada basicamente

Exercícios sobre Grécia Antiga

01.   Na Grécia Antiga, as principais cidades-estado foram a) Babilônia e Atenas b) Esparta e Roma c) Babilônia e Esparta d) Atenas e Esparta e) Roma e Babilônia 02. A religião da antiga Grécia era a) Cristã b) Judaica c) Politeísta d) Islâmica e) Budista 03.  A história da Grécia antiga está dividida em 4 períodos que se estende do século XX ao século IV a.C.. São eles: a) pré-homérico, homérico, arcaico e clássico b) greco-romano, dórico, homérico, clássico c) dórico, ateniense, clássico e helenístico d) helenístico, homérico, ateniense e clássico e) greco-romano, pré-homérico, clássico e helenístico 04.  Preencha a lacuna: A __________ foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. a) ática b) democracia c) ditadura d) monarquia e) talassocracia