Arte Na Antiguidade

 Arte do Egito Antigo

As obras de arte possuíam um forte caráter religioso e funerário.Essas características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinha na vida após a morte. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escrita hieroglífica. As pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides ou em papiros. Representavam o cotidiano da nobreza ou tratava de assuntos do cotidiano. Uma das características principais da arte egípcia é o desenho chapado, de perfil e sem perspectiva artística ( lei da frontalidade).



Arte da Grécia Antiga
O homem era considerado o modelo, o padrão de beleza. Ele era retratado sem imperfeições, idealizado. Seus deuses eram uma glorificação do próprio homem e tinham emoções e características humanas. As esculturas gregas eram feitas de bronze ou de mármore, tinham uma função decorativa. A escultura devia representar uma ideal de harmonia, equilíbrio e racionalidade. Eram caracterizadas pelo movimento, a serenidade, e a expressividade. Os gregos davam uma grande importância à figura humana, à representação do nu e à escala humana nas estátuas. As estátuas tinham rigor técnico, ou seja, representavam a figura humana à proporção da realidade. Foi uma cultura que valorizou muito o masculino, as mulheres representadas eram sempre na figura de uma deusa, pois socialmente não ocupavam o mesmo status quo do homem.


Arte da Roma Antiga
Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, porém em relação à escultura, os artistas romanos eram mais realistas e retratavam as pessoas com muita fidelidade, ao contrário dos gregos, que retratavam com um ideal de beleza. A estatuária romana teve seu maior êxito nos retratos. A mulher era retratada na forma de busto ou estátua quando tinha alguma importância histórica, no entanto, isto só acontecia quando ela estava de alguma maneira ligada a uma figura masculina.

Postagens mais visitadas deste blog

Liberdade Religiosa