Sociedade e Espaço Urbano

 



"O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais. O espaço da cidade é, dessa forma, uma paisagem representativa do espaço geográfico, um território das práticas políticas e um lugar das visões de mundo e mediações culturais''.

No entanto, é preciso estabelecer uma distinção entre o urbano e as cidades. Existem cidades, por exemplo, que não são consideradas urbanas, por possuírem uma pequena quantidade de habitantes e uma baixa dinâmica econômica. Para o IBGE, cidades com menos de 20 mil habitantes são consideradas como espaço rural. 

Problemas mais comuns em espaços urbanos

Inchaço urbano

Quando falamos de espaços urbanos no Brasil, vale destacar que o processo de urbanização aconteceu de forma desorganizada na maior parte do país.

As cidades nem sempre estão preparadas para receber uma grande quantidade de pessoas, seja por falta de espaço ou oportunidades de emprego. Sendo assim, o inchaço urbano e a falta de moradia adequada para boa parte da população são problemas comuns em um espaço urbano.

De acordo com levantamento realizado pelo IBGE, três em cada quatro moradores de centros urbanos vivem em más condições de vida. Isso significa 72,5 milhões de cidadãos.


Gentrificação

Gentrificação é um processo de transformação urbana que “expulsa” moradores de bairros periféricos e transforma essas regiões em áreas nobres. A especulação imobiliária, aumento do turismo e obras governamentais são responsáveis pelo fenômeno.

Espaços urbanos, por apresentar crescimento acelerado (e, muitas vezes, desorganizado), geram processos de gentrificação com frequência. Diante desse contexto, a população periférica vai morando cada vez mais longe das áreas centrais e perdendo qualidade de vida.

Ilha de calor

Ilhas de calor urbano (ICU) é o nome dado às cidades com elevado grau de urbanização que têm a temperatura maior do que as regiões rurais próximas. Esse fenômeno acontece devido à concentração de asfalto, ruas, avenidas e concreto (prédios, casas e outras construções).

Quem mora em um espaço urbano tem maiores chances de enfrentar problemas com enchentes, já que nessas áreas há excesso de chuva e falta de solo permeável para a absorção da água.

Falta de mobilidade urbana

Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade.

Quando falamos de espaço urbano é muito comum que a população sofra com o trânsito e condições precárias de transporte público. O acúmulo de pessoas, a falta de investimentos públicos e o crescimento acelerado das cidades são alguns motivos que causam problemas na mobilidade urbana desses locais.

Postagens mais visitadas deste blog

Liberdade Religiosa