Mito, Mitologia e a Filosofia ( 1º Ano Filosofia)
Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.
A mitologia como se conhece hoje em dia tem origem na Grécia antiga. A cultura grega, politeísta (crença em muitos deuses), possibilitou a criação de um modelo complexo de interpretações sobre a origem do mundo e a relação dos seres humanos com a natureza e esses deuses.
Na Grécia antiga, a mitologia grega era um complexo sistema dessas narrativas, que orientava a vida de todos. Os mitos ensinavam os princípios morais, as virtudes e orientavam a relação com os deuses e a natureza.
A mitologia é uma forma de dar sentido à existência humana, suas diversas histórias dão conta de saciar a curiosidade humana acerca de questões fundamentais como "de onde viemos?", "para onde vamos?" ou "porque num dia chove e no outro faz sol?".
Em um período anterior às ciências, explicavam de maneira simples, apelando para imagens presentes no imaginário coletivo, tudo aquilo que poderia fonte de questionamentos.
Mito e Filosofia
Com o passar do tempo, as narrativas fantásticas dos mitos foram perdendo força, os gregos passaram a necessitar de explicações melhores.
O pensamento mítico foi gradativamente sendo substituído pelo pensamento lógico-filosófico. As explicações dadas pela mitologia não possuíam uma coerência lógica, baseavam-se na crença e não podiam ser questionadas.
A filosofia surge como forma de produzir um conhecimento racional, que deve ser baseado na lógica e ser constantemente questionado com o objetivo de alcançar a verdade.